quarta-feira, 30 de maio de 2012


Tenho visto diversas pessoas comentarem, que não dão banho em seus felinos porque acham dificuldade e ainda, acreditam no mito de que "gato não gosta de água!!"

Pensando nisso, resolvi dar uma mãozinha a essas pessoas, que não sabem, quão se sentem bem, seus pequenos e peludos amigos gatos...

O chamado "banho de língua" que nossos amiguinhos tomam diversas vezes ao dia, não lhes retira todas as impurezas do pelo, principalmente se forem pelos longos......Alem de que, eles engolem muitos pelos mortos...Eu acho que o certo é darmos banho de 15 em 15 dias e , pelo menos de dois em dois dias escovarmos o pequeno, para que possamos retirar os pelos mortos...

Fazendo isso também impedimos que os pelos se soltem pela casa..

Gato gosta de banho sim!!! E muito!!! O meu, por exemplo, esta sendo habituado desde pequenininho, , no começo ela não gosta muito mais depoisé uma festa !!'

Depois, de um belo e bom banho ela dorme feliz, como um bebê...Isso sem falar que seu pelo fica mais soltinho e viçoso ....E, ela adora, quando todos a elogiam, pois ela realmente fica "uma Gata!".

Devemos atentar que o calor afeta também os animais e, eles gostam de se sentir refrescados e limpos...Além de água fresca e ração balanceada, devemos mante-los limpos, pois a higiene também faz parte de uma vida saudável!.

Fizemos então, alguns passos, que você deve seguir para dar-lhe o banho...Nada de desculpas como por exemplo: "eu moro em apartamento e não tenho como dar banho nele;", ou "eu não tenho tempo de leva-lo ao Pet para dar banho"; "eu não tenho dinheiro para o banho este mês"; ou " eu não tenho aqueles aparelhos que os Pet's usam para dar um banho direito", ou "meu gato não gosta de banho, então..."

Eu também moro em apartamento, não tenho 'aqueles aparelhos", e nem sempre tenho grana para tal, fora, que acho que o meu gato, fica muito stressado , não só com o banho, mas com o caminho até o Pet, além de que o calor o cansa muito...

Vamos então ao banho.... 
O primeiro passo é colocar em seus ouvidos chumacinhos de algodão para que não corramos o risco de alguma gota cair para dentro deles, causando uma otite...

Devemos , sempre, ligar a água antes, para que ele não se assuste. A Água deve estar bem morninha, nunca mais fria que a temperatura corporal do gato....

Devemos molhar bem, todo o seu corpinho...Não molhe, por enquanto sua cabecinha.....

Ensaboe, com shampoo ou sabonete, seu corpo , não esquecendo das patas... 


Depois, delicadamente, lave seu focinho, mas cuidado para não entrar água em seus ouvidos e nariz...Lave apenas passando as mãos....

Depois de tirar todo o sabão, enrole-o numa toalha...Nunca o deixe pegar correntes de ar...Lembre-se que o gato é muito sensível a mudanças de temperatura e sente muito frio....
Agora seque-o muito bem...Você poderá Ter que usar mais de duas toalhas, ou mesmo, quatro de rosto....

Desembarace um pouco seu pelo, penteando no sentido contrario dos pelos para que possa tirar os pelos mortos...Não precisa de lugar especial para isso...Forre a tampa do vaso sanitário com uma toalha.... 

Agora, passaremos a fase do secador...Nada de secadores especiais...O secador que você usa para secar seus cabelos serve muito bem!!!

Ligue o secador e deixe-o habituar com o som do mesmo ou o deixe no sol...Vagarosamente vá secando seu bichano...Nunca use secador no máximo....Lembre-se que você quer seca-lo e não cozinha-lo!!!Vá aos poucos e com calma...Se ele parecer assustado, mude a posição do secador e recomece a "operação"

Dê uma paradinha, para soltar mais um pouco os pelos...Penteie a barriga e as patas, desfazendo todos os nós.

Agora de o acabamento final, acabando de secar totalmente seu "filhote"

Agora que ele está lindo, vamos ao corte de unhas....

A unha de nosso amiguinho é retrátil...Você deve fazer uma suave pressão em seus dedos para que force a unha a aparecer...Então com um "trim"( comprei o meu na loja de 1,99...baratinho), corte a ponta das unhas...Não tenha medo de sangramentos....Você vê facilmente, onde terminam as "veinhas". Abaixo poderá cortar sem medo...Isso também evita que ele queira ficar afiando suas unhas em seu sofá ou cortinas... 


Agora, finalmente, vamos as orelhas.... Limpamos, com cotonete seco, ou umedecido com álcool. Limpamos apenas a parte externa do ouvido...Nunca tente limpar a parte interna, enfiando o cotonete...Isso pode causar serias lesões no tímpano de seu animal...

Viu como é fácil??? Agora, mãos a obra!! Deixe seu bichano feliz e limpinho!!!

 Agora ele vai dormir uma tarde inteira e parecerá mais carinhoso que nunca!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário